Como as células são muito pequenas, só podem ser estudadas com a ajuda de algumas técnicas e instrumentos, como o microscópio de luz ou óptico.
A célula é vida
À medida que os estudos progrediam os estudos sobre a célula, descobriu-se que ela se alimenta, cresce e realiza as diversas funções que mantêm a vida. A célula passou então a ser considerada a menor parte viva de um organismo: a unidade de vida.
Surgia assim a teoria celular, que é a ideia de que todos os seres vivos são formados por células e que toda célula vem sempre de outra célula.
A parte da biologia que estuda a célula é denominada de citologia (Kytos, em grego, significa 'célula' e logos, 'estudo'. Bios é 'vida'). Ela é fundamental para a compreensão do funcionamento dos organismos.
A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A nível estrutural podem ser comparadas aos tijolos de uma casa, a nível funcional podem ser comparadas aos aparelhos e electrodomésticos que tornam uma casa habitável. Cada tijolo ou aparelho seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.
De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
- Células Procarióticas
- Células Eucarióticas
Células Procarióticas
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência da membrana carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel associado a proteínas básicas e não a histonas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o ADN se dispõe em filamentos espiralados e associados a histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso no citoplasma.
Células incompletas
As bactérias dos grupos das Rickettsiase das clamídias são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da colaboração de outras células, isto é, só proliferarem no interior de outras células completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.
Estas bactérias são diferente dos vírus por apresentarem:
- conjuntamente DNA e RNA (já foram encontrados vírus com DNA, adenovirus, e RNA, retrovírus, no entanto são raros os vírus que possuem DNA e RNA simultâneamente);
- parte incompleta da "máquina" de síntese celular necessária para reproduzirem-se;
- uma membrana celular semipermeável, através da qual realizam as trocas com o meio envolvente.
Células Eucarióticas
As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. Todos os animais e plantas são dotados deste tipo de células.
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes, o que chamamos de Endossimbiose.
Nesse grupo encontram-se:
- Células Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacúolo central)
- Células Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos)
- Outros componentes celulares
- Cílios e Flagelos
- Cromossomo
- Proteínas - 10%
- ADN (DNA) - 0,4%
- ARN (RNA) - 0,7%
- Lípidos - 2%
- Outros compostos orgânicos - 0,4 %
- Outros compostos inorgânicos - 1,5%
Os tecidos
Evidentemente, uma única célula não é capaz e fazer o braço levantar pesos. Mas o músculo é formado por várias células que podem se contrair de forma organizada. Todas as células desse músculo diminuem o comprimento ao mesmo tempo e na mesma direção e, assim, produzem uma força capaz de movimentar o braço.Se observarmos parte de um animal ou de uma planta ao microscópio, veremos que as células se reúnem em grupos e cada grupo desempenha uma função. Esses conjuntos de células que se agrupam para executar determinada função. Esses conjuntos de células que se agrupam para executar determinada função são denominados tecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário