quinta-feira, 31 de março de 2011

a origem da vida

 REDI ATACA A IDEIA  DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA 




 Redi pego 2 pote com um pedaço de carne dentro um pote ele deixou aberto e o outro fechado. Depois de um tempo as moscas começaram a aparecer as moscas entraram no pote que tava aberto, eo que estava fechado elas nao entraram. Depois de um tempo o pote que tava aberto começaram a aparecer ovos de larvas e o que tava fechado nao aconteceu nada mas as moscas continuaram vindo.





 GERAÇÃO ESPONTÂNEA : O EXPERIMENTO DE PASTEUR 




  Pasteur ferveu caldo de carne em um balão de vidro com gargalo em forma de s. Quando o caldo de carne esfriou, o ar entrou no frasco, pois o gargalo estava aberto, mas a poeira e os mricorganismos ficaram retidos na curva do gargalo. Por isso, mesmo depois de muitos dias, nenhum microrganismo havia surgido no caldo de carne.

a reprodução e evolução dos seres vivos

  A REPRODUÇÃO ASSEXUADA




   A reprodução assexuada significa que não precisa de duas pessoas pra produzi outro ser vivo.Por exemplo uma planta alguém corta um pedaço do caule de uma planta, como por exemplo uma bananeira, e a produz com ele uma muda, que crescera e formara outra bananeira como a outra.


 A REPRODUÇÃO SEXUADA


  
  A  reprodução sexuada da origem a um novo ser vivo mas para isso o gameta masculino que é o espermatozoide  e o gameta feminino o óvulo.
  Quando os dois gametas se unem, dao origem a uma unica célula que é chamada de célula-ovo. A célula-ovo se divide em duas e vai se dividindo até forma um ser-vivo.


 PORQUE OS FILHOS São PARECIDOS COM OS PAIS




  A capacidade que os seres vivos tem de gerar seres semelhantes é chamada hereditariedade e pode ser explicada pelos genes.

  
   

Em busca de matéria e energia.

  CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.


   Como todo o ser vivo nós vivemos, nos reproduzimos e morremos.Isso se chama ciclo vital ou ciclo da vida,
   Começa quando a uniao de duas células se unem a da mae ea do pai formando uma célula-ovo que vive dentro do corpo da mae a célula-ovo se dividiu e originou mais 2 células e foi se dividindo em 8, 16, 32, 64....
    Essa serie de desenvolvimento continua ate que o organismo seja formado formando um embrião e ai sim forma um novo ser vivo.
  
  COMO AS PLANTAS SE ALIMENTAO
  


   As plantas se alimentao atraves da fotossintese esse processo é realizado quando os vegetais absorvem água e gás carbônico do ambiente dai elas produzem seu próprio alimento.
  

  SERES AUTOTRÓFICOS E SERES HETEROTRÓFICOS -




Seres autotróficos 


Seres heterotróficos



Orgãos e Sistemas

        ÓRGÃOS E SISTEMA -  




    O órgão é formado pelo agrupamento de tecidos. O estômago é um exemplo pois ele possui muitas camadas de tecidos. Uma das camadas forra e protege o estômago, essa camada produz substancias que realizam a digestão; a outra camada é a que possui os vasos sanguíneos, e a terceira faz a  misturando os alimentos com as substancias  que fazem a digestão.
   Um grupo de órgãos que trabalham em conjunto e de forma harmoniosa constitui um SISTEMA.O sistema circulatório é formado pelas artérias, o coração e as veias.O sistema digestivo é formado pelo estômago, o intestino, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, a boca, as glândulas salivares e mais alguns órgãos.   
o sistema circulatorio da impulso no sangue eo conduz pelo corpo.

 este é o sistema digestivo responsável por fazer a gestão e absorção do alimento.

terça-feira, 29 de março de 2011

Conhecendo a célula

  Animais e plantas são seres pluricelulares, quer dizer ,são formados por muitas células. Nosso corpo, é formados por um número muito grandes de células. Existem também seres formados por unica célula: são os chamados seres unicelulares.
  Como as células são muito pequenas, só podem ser estudadas com a ajuda de algumas técnicas e instrumentos, como o microscópio de luz ou óptico.

A célula é vida
  À medida que os estudos progrediam os estudos sobre a célula, descobriu-se que ela se alimenta, cresce e realiza as diversas funções que mantêm a vida. A célula passou então a ser considerada a menor parte viva  de um organismo: a unidade de vida.
   Surgia assim a teoria celular, que é a ideia de que todos os seres vivos são formados por células e que toda célula vem sempre de outra célula.
   A parte da biologia que estuda a célula é denominada de citologia (Kytos, em grego, significa 'célula' e logos, 'estudo'. Bios é 'vida'). Ela é fundamental para a compreensão do funcionamento dos  organismos.
 
  A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A nível estrutural podem ser comparadas aos tijolos de uma casa, a nível funcional podem ser comparadas aos aparelhos e electrodomésticos que tornam uma casa habitável. Cada tijolo ou aparelho seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.
 

De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
  • Células Procarióticas
  • Células Eucarióticas


Células Procarióticas

As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência da membrana carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel associado a proteínas básicas e não a histonas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o ADN se dispõe em filamentos espiralados e associados a histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso no citoplasma.


Células incompletas
  As bactérias dos grupos das Rickettsiase das clamídias são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da colaboração de outras células, isto é, só proliferarem no interior de outras células completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.
  Estas bactérias são diferente dos vírus por apresentarem:
  • conjuntamente DNA e RNA (já foram encontrados vírus com DNA, adenovirus, e RNA, retrovírus, no entanto são raros os vírus que possuem DNA e RNA simultâneamente);
  • parte incompleta da "máquina" de síntese celular necessária para reproduzirem-se;
  • uma membrana celular semipermeável, através da qual realizam as trocas com o meio envolvente.

Células Eucarióticas

As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. Todos os animais e plantas são dotados deste tipo de células.
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes, o que chamamos de Endossimbiose.
Nesse grupo encontram-se:
  • Células Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacúolo central)
  • Células Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos)
Outros componentes celulares
  • Cílios e Flagelos
  • Cromossomo
  • Proteínas - 10%
  • ADN (DNA) - 0,4%
  • ARN (RNA) - 0,7%
  • Lípidos - 2%
  • Outros compostos orgânicos - 0,4 %
  • Outros compostos inorgânicos - 1,5%

Os tecidos
Evidentemente, uma única célula não é capaz e fazer o braço levantar pesos. Mas o músculo é formado por várias células que podem se contrair de forma organizada. Todas as células desse músculo diminuem o comprimento ao mesmo tempo e na mesma direção e, assim, produzem uma força capaz de movimentar o braço.

Se observarmos parte de um animal ou de uma planta ao microscópio, veremos que as células se reúnem em grupos e cada grupo desempenha uma função. Esses conjuntos de células que se agrupam para executar determinada função. Esses conjuntos de células que se agrupam para executar determinada função são denominados tecidos.