Os platelmintos são considerados vermes, tais como os Nematoides e Anelídeos.Esses animais têm o corpo geralmente achatado.
Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.
Os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes. Alguns não tem tubo digestório e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento digerido pelo organismo do hospedeiro.
Entre os muitos exemplos de platelmintos vamos estudar as planárias, as tênias e os esquistossomos.
Planárias
As planárias medem cerca de 1,5 cm de comprimento, podem ser encontrados em córregos, lagos e lugares úmidos. Locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores.
Na região anterior do corpo da planária localizam-se a cabeça e os órgãos dos sentidos: ocelos, estruturas capazes de detectar contrastes entre claro e escuro, mas que não formam imagens; órgãos auriculares, expansões laterais da cabeça capazes de perceber sensações gustatórias e olfatórias, auxiliando o animal na localização do alimento.O corpo é achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na região ventral do corpo. O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo.
A planária adulta é hermafrodita, tem reprodução sexuada e tem grande poder de regeneração. Cortando-se o animal em alguns pedaços, cada um deles pode dar origem a uma planária inteira.
Tênias
A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias. Muitas vezes, o paciente nem sabe que convive com o parasita em seu intestino delgado. As tênias também são chamadas de "solitárias", porque, na maioria dos caso, o portador traz apenas um verme adulto.
São altamente competitivas pelo habitat e, sendo hermafroditas com estruturas fisiológicas para autofecundação, não necessitam de parceiros para a cópula e postura de ovos.O hospedeiro intermediário é o porco.
Ciclo da Taenia
O porco ingere os ovos da tênia através de fezes,o ovo se tarnsforma em cisticerco(larva),perfura o intestino do porco e migra para os musculos do porco.O homem ingere a carne do porco, mal passada, com cisticerco.O cisticerco se transforma, no intestino do homem, em uma Taenia adulta.A Taenia se auto-fecunda e solta ovos que vai sair com as fezes do homem e assim começa tudo de novo.
Esquistossomos
O Esquistossomo causa a doença esquistossomose, é uma verminose bastante perigosa. O esquistossomo tem sexos separados, a femea mede 1,5 cm e o macho 1,0 cm. Na fase parasitária, o esquistossomo vive nas veias que ligam o intestino ao figado. O animal entra na pessoa apartir da áqua, perfurando a pele do futuro hospedeiro, que geralmente são pescadores que entram descaslos na água.