terça-feira, 26 de abril de 2011

Reinos protoctista

 Reino Protoctista

Características e classificação do reino Protoctista
O reino Protoctista inclui organimos eucariontes conhecidos popularmente como protozoários e algas. Os protozoários são heterótrofos e unicelulares, já as algas são Autótrofas e podem ser tanto unicelulares como pluricelulares.

Os protozoários
 Os protozoários podem habitar diversos ecossistemas, como rios, mare, e regiões lodosas. Além disso, podem parasitar animas e plantas. Diversas doenças humanas são causadas por eles.
  O modo de locomoção entre os protozoários é bem diversificado e esse critério é utilizado para classificá-los nos seguintes grupos:


Sarcodíneos
 A locomoção da ameba e da por meio da emissão de pseudópodos,que tambem estão envolvidos no processo de alimentaçaõ, chamado fagociese.

Flagelos
 Os batimentosdo flagelo promem sua locomoção. Os flgelos sao filamentos presentes na superfície celula e também estão envolvidos no processo de alimentação deses protozoários.

Ciliados
 Locomovem-se por batimentos dos cílios. Os cílios também são estruturas filamentosas, mas costumam ser mais curtos e numerosos que os flagelos.

Esporozoários
Os esporozoários não possuem estruturas locomotivas , por conta disso , são sempre parasitas almentando-se diretamente dos nutrientes disponiveis no organismos que parasitam.

As algas  
 As algas têm clorofila , um pigmento verde, fazem fotossíntese; portanto, são autotroficas. Além da clorofila as algas podem ter outros pigmentos que lhes conerem cores, como vermelho ou marrom. 
A maior parte das algas são aquáticas, mas existem alguma terrestres que vivem e lugares umidos. 

  • Algas unicelulares  são microscópias formada por um unica célula. As algas microscópicas que flutuam na superficie das águas que compõem o fitoplâncton. O fitoplâncton é a base da cadeia alimentar dos organismos aquáticos e também é responsavel por cerca de 90% de toda a produção de oxigênio do planeta.
  • Algas pluriceluares são mais complexas do que as unicelulares e podem ter partes semelhantes as folhas e caules de plantas, mas não são classificadas como plantas porque não formam tecidos com funções especializadas.





     

  

quarta-feira, 6 de abril de 2011

As bactérias

   Bactérias são organismos unicelulares, procariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas). Podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Domínio homônimo Bacteria. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias), ou ainda serem anaeróbias facultativas.As bactérias são um dos organismos mais antigos.O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.
  A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).

      Cocos são células esféricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos estes são denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva recebem a designação de estafilococos.                                                                                                                                                                Cocos(bactéria):

Diplococo:

Sarcina:cocos em forma de cubos

Estafilococo:cocos em cachos

Estreptococo:cocos em fileira

Vírus

  Vírus são pequenos agentes infecciosos (20-300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucléicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório protéico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada lipídica.
  As partículas virais são estruturas extremamente pequenas, submicroscópicas.Estão além dos limites de resolução dos microscópios ópticos, sendo mais comum para a visualização o uso de microscópios eletrônicos. Não possuem organelas ou ribossomos
  Os vírus se reproduzem atacando uma bactéria,o vírus introduz seu material genético na bactéria,o DNA do vírus orienta a formação de cópias do DNA e de sua capsula.A bactéria arrebenta (causa de muitos vírus dentro dela) liberando novos vírus.
                                                                                                                                                             Vírus da gripe:

  Bacteriófago:

Vírus do tabaco:

Taxonomia

A Taxonomia de Lineu é extensamente usada nas ciências biológicas. Ela foi desenvolvida por Carolus Linnaeus (Conhecido normalmente como Carl von Linné, ou em português como Carlos Lineu) no Século XVIII durante a grande expansão da história natural. A taxonomia de Lineu classifica as coisas vivas em uma hierarquia, começando com os Reinos. Reinos são divididos em Filos. Filos são divididos em classes, então em ordens, famílias, gêneros e espécies e, dentro de cada um em subdivisões. Grupos de organismos em qualquer uma destas classificações são chamados taxa (singular, taxon), ou phyla, ou grupos taxonómicos.